A caligrafia manual é feita nas cores: preto, prata, chumbo, dourado, ouro velho, cobre, marrom, azul marinho, verde escuro e marfim. Um dos detalhes mais charmosos do convite é a caligrafia dos nomes dos convidados no envelope do convite.
ESCOLHA SEU ESTILO
A primeira providência é escolher o calígrafo para realizar o trabalho. É importante falar com o profissional com antecedência, pedir amostras de caligrafia (para você escolher o que é mais adequado para o convite), conversar sobre prazos e preços. Hoje em dia, os calígrafos além de personalizarem os envelopes, oferecem outros serviços: colocam os convites no plástico, fecham com lacres (simples ou personalizados), R.S.V.P e alguns até tem serviço de entrega. Quando escolher quem vai fazer o trabalho para você, leve isto em conta também. Os preços variam. Pergunte tudo antes.
NOMES CERTOS, CONVIDADOS FELIZES
O próximo passo é ter a lista de casamento impressa e checada a grafia dos nomes correta para não passar por nenhuma saia justa (anotações feitas à mão podem dar margem ao erro de caligrafia e nomes) e mandar para o calígrafo subscritar os envelopes. O trabalho do calígrafo é personalizar os convites, da maneira que combine com o convite. Preste atenção que o tipo de letra escolhido para a caligrafia deve ter o mesmo tipo de linguagem que a arte escolhida para o convite: os mais formais podem ter letras góticas, cursivas, ronde francesa que são mais trabalhadas.
COMO SUBSCRITAR
Pessoas que moram juntas(não casadas oficialmente) ou homossexuais
- Nome da(s) mulher(s) e Nome do(s) homem(s)
Wanessa Carvalho Klaus e Kleber Schimdt Boretti |
Renan Favelini e Luis Paulo Silva |
Casal cuja mulher manteve o nome de solteira
– Sra. Fulana de Tal e Sr. Fulano de Tal (o nome do homem virá em primeiro lugar se ele tiver um título profissional ou se a mulher usar o nome de solteira apenas profissionalmente - ver acima).
Sr. Paolo Andrello Junior e Sra. Alice Floret Silva |
Casal sem filhos - Sr. E Sra. Fulano de Tal
Sr. e Sra. Felipe Pereira |
Casal com filhos solteiros
- Sr. Fulano de Tal e família
Sr. Daniel Marques e Família |
Casal com filhos casados
- Mandar convites para casa de cada casal: pais em seu endereço e filhos casados em suas próprias casas.
ex.: Casal sem filhos - Sr. E Sra. Fulano de Tal
Namorados
-Fulano e Fulana (Sempre comece com o nome da pessoa que os noivos conhecem)
Fernando Nunes Prado , Thais Cristina Santos |
Noivos
- Fulano de Tal, Fulana de Tal
- Sem a conjunção \"e\". Comece com o nome da pessoa que os noivos conhecem. Coloque os dois nomes no mesmo envelope, ou mande convites separados.
Idem acima
ou
Venâncio Ramos Maia |
Viúvo(a)
- Nome do convidado(a) e família;
- Sr. + nome do homem e filhos, Sra. + nome do homem e filhos (a mulher cujo marido morreu não muda de nome, endereçar um convite com o nome da mulher indica que ela é divorciada)
Sra. Alice Floret Silva e Família |
Empresas
- Aos funcionários do setor... ou o convite para os colegas do trabalho poderá ser enviado individualmente ou se preferir, anexar em algum mural de notícias da empresa.
À todos os amigos da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade |
Pessoa que mora sozinha
- Sra. nome da pessoa + fulana (pessoa que acompanha a pessoa).
Obs.: o nome do acompanhante não precisa ser completo.
Títulos Formais:
Dr.
- Cria formalidade. Usar Dr. sómente quando for algo profissional.
Dra. Selma, Ronaldo e Família |
Parentes (avós, tios, primos)
- Nomes das pessoas
A Beatriz Maphel |
LACRES
Antigamente, os lacres eram usados para que as cartas não fossem violadas, hoje em dia, dão um toque final na apresentação do convite de casamento e convites em geral.
É lindo e digno de qualquer casamento :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário